Por: Hynara Versiani
O distrito de Acuruí, em Itabirito, será palco do encerramento do Festival Uaimií no sábado, 5 de julho. Das 13h às 20h, a sede da Cervejaria Uaimií, localizada na Estrada de Capanema (km 09), receberá o terceiro e último ato da edição de 2025, reunindo atrações culturais, atividades sustentáveis e experiências gastronômicas abertas ao público.
Idealizado pela Uaimií Produções em parceria com a Holofote Cultural, o festival tem patrocínio master do Grupo Avante, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com apoio institucional da Prefeitura de Itabirito, da Associação de Moradores do Acuruí e do Ministério da Cultura.
Entre os destaques da programação está o show da banda Thunder Blues, que levará ao palco composições instrumentais com influências de jazz e blues. A estrutura do evento também inclui intérprete de Libras e monitor especializado para pessoas com deficiência, como parte do compromisso com acessibilidade e inclusão.
Para a coordenadora de produção, Daiana Augusto, o festival vai além do entretenimento: “Nosso objetivo é provocar uma imersão cultural e ecológica no território, valorizando o que há de mais autêntico na região”. Segundo ela, o projeto também fortalece a Rota Turística Jaguara, que interliga os municípios de Ouro Preto, Itabirito, Santa Bárbara e Rio Acima, promovendo iniciativas ligadas a turismo sustentável, gastronomia local, trilhas, feiras e artesanato.
As duas etapas anteriores do festival aconteceram em maio e junho. A primeira, no Restaurante Catana da Serra, teve como foco a música instrumental e a mobilização da comunidade. Já a segunda ocorreu na Eco Pousada Mirante do Espinhaço, no Parque Nacional da Serra do Gandarela, e envolveu ações ambientais como plantio de mudas nativas e incentivo à produção de pitayas.
Com entrada franca e atmosfera intimista, o Festival Uaimií se consolida como um espaço de encontro entre arte, natureza e cidadania, valorizando a identidade local e promovendo o turismo consciente em Acuruí e arredores.