Por: Hynara Versiani
A preparação para a 32ª edição do Julifest, o tradicional arraial de Itabirito, avançou com mais uma etapa organizacional nesta semana. Em encontro realizado no Centro Administrativo no dia 28 de abril, representantes da Prefeitura e de associações comunitárias definiram o posicionamento das 20 barraquinhas típicas que vão compor a festa na Praça dos Inconfidentes. A reunião foi conduzida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Neste ano, o tema do Julifest é “Julifest para o Mundo”, e promete uma celebração inspirada em elementos culturais de diversos países. A proposta vai influenciar a decoração das barraquinhas e outras atrações visuais do evento.
Além do sorteio para organização dos espaços, foram discutidos o plano de trabalho das associações, os critérios de repasse de verbas e as regras do concurso da Rainha do Julifest, que será definido por votação popular. A Secretaria apresentou as orientações técnicas para o uso da subvenção pública, que será destinada à infraestrutura das barracas.
A secretária de Desenvolvimento Social, Veridiane Souza, reforçou a importância do envolvimento comunitário: “As associações são a essência do Julifest. Sem elas, o evento não teria o mesmo brilho. Estamos empenhados em garantir que todas tenham estrutura para realizar uma festa que represente bem a nossa cidade”.
As 20 associações que vão atuar na venda de comidas e bebidas foram posicionadas conforme o sorteio. Confira a ordem definida:
O Julifest é considerado uma das maiores festas populares de Minas Gerais, reunindo gastronomia, cultura e participação ativa das comunidades. A expectativa é de que a edição deste ano reforce a tradição e inove na proposta estética e cultural