Escolas de Mariana se unem em iniciativa de combate ao trabalho infantil e promoção da educação


09/10/2023 às 22h32

 


Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Ação:

Em uma iniciativa conjunta entre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Ministério Público do Trabalho e a Secretaria Municipal de Educação, as escolas de Mariana se mobilizaram entre março e julho de 2023 com atividades de conscientização. O objetivo? Ressaltar a relevância de combater o trabalho infantil e garantir a educação a todas as crianças.


A Conexão Educação e Combate ao Trabalho Infantil:

O PETI destaca a urgência de assegurar que cada criança tenha acesso à educação, conforme determina a lei. Nesse contexto, a luta contra o trabalho infantil torna-se primordial, visto que atividades laborais precoces podem comprometer o desenvolvimento e o futuro dos pequenos.


Destaques do Programa:

O auge do programa foi marcado por uma competição municipal, onde os alunos expressaram suas visões e sabedorias sobre o tema. Entre os talentos destacados:

  • Poesia - Grupo 2: Isabela Bianca Firmino Rocha (7.º ano) da Escola Municipal Dante Luiz com "Um Jovem Aprendiz".

  • Desenho - Grupo 2: Isabelly Vitória Inocêncio (6º ano) da Escola Municipal Padre Antônio Gabriel com “Aprendizagem Profissional”.

  • Desenho - Grupo 1: Larissa Fernanda Araújo (4º ano) da Escola Serra do Carmo com "Criança Deve Estudar e Não Trabalhar”.


Mensagem da Secretária de Educação:

A Secretária de Educação, Cláudia Arantes, elogiou a dedicação de todos os envolvidos no projeto. “Nosso reconhecimento a alunos, direção das escolas, pais e professores. Afinal, o lugar das crianças é na escola, e isso é essencial”, reiterou.


Sobre o PETI:

Desde sua criação em 1996, por iniciativa do Governo Federal e com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Programa PETI tem sido fundamental na luta contra o trabalho infantil e na promoção de uma educação digna para todas as crianças.


Voltar

Confira também: