Trem de passageiros que liga Belo Horizonte a Vitória volta a funcionar hoje


Retorno nesta segunda-feira (25) ocorreu após o MPF recomendar que a mineradora Vale voltasse com o serviço em até 60 dias

25/07/2022 às 17h57

O trem de passageiros Vitória-Minas voltou a circular normalmente entre a capital mineira e a cidade de Cariacica, no Espirito Santo. A primeira partida, após a retomada, ocorreu às 7h30, na Estação Central de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (25).

O trem estava sem rodar desde abril, devido à erosão, por causa da chuva, de um talude no quilômetro 493, no trecho entre Antônio Dias, na região do Vale do Rio Doce, e a capital mineira. 
 
Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou que a mineradora Vale, responsável pelo veículo, reativasse o transporte em até 60 dias. Por isso, as viagens foram retomadas. No portal de compra de passagens do trem, a Vale alegou que a medida foi tomada por precaução e para a segurança dos passageiros. 
 
Quem viu o retorno das viagens e correu para comprar passagem foi o aposentado Valdino Marques da Silva, de 80 anos. Ele se antecipou e chegou pela manhã na bilheteria para garantir o bilhete para o dia 6 de agosto. "Quero visitar meus parentes em Fundão, no Espírito Santo. Eu vou sempre para lá, mas a última vez que fui ver meus familiares foi ano passado. A viagem é muito boa, não tem igual. A paisagem é maravilhosa", comentou.
 
Ao todo, o trem de passageiros passa por 42 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo, e percorre 664 quilômetros, em um trajeto que dura 13 horas. A média histórica é de 1 milhão de pessoas transportadas por ano.


Voltar

Confira também: