Câmara reforça necessidade de manutenção na Rua Furquim, bairro Santa Rita de Cássia


02/05/2024 às 18h01

Na manhã da última sexta-feira (26), a Câmara de Mariana levou representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), da Secretaria de Obras, Defesa Civil e Secretaria de Segurança Pública, para uma visita técnica à Rua Furquim, localizada no Bairro Santa Rita de Cássia. O objetivo é buscar soluções para as irregularidades que afetam a pavimentação e o escoamento de água da região. 

 

A visita atende ao pedido do vereador Manoel Douglas e é fruto da reclamação dos moradores do bairro que há anos denunciam as condições irregulares da rua. Durante as chuvas, o fluxo de água que desce pela via causa alagamentos nas residências e, ao deslocar os bloquetes da pavimentação, danifica o calçamento, o que por vezes impede o acesso dos moradores às garagens. Além disso, o sistema de saneamento da rua também apresenta falhas, uma vez que na “bacia”, localizada no término da via, não há o separamento da rede de esgoto e da rede pluvial.

 

A vistoria contou também com a presença do vereador Marcelo Macedo, que constatou que outras visitas anteriores à rua foram realizadas para analisar o mesmo problema e nenhum reparo foi feito. O diretor do SAAE, Valdeci Luiz, observou que, como a velocidade da água está arrancando os bloquetes, a solução seria inserir uma “boca de lobo” ou bueiro nos locais em que a velocidade da água ultrapasse seis metros cúbicos por segundo. 

 

O representante da Secretaria de Obras, Sidnei Costa, ressaltou que já existe uma rede de drenagem na rua, sendo, assim, possível iniciar a obra de esgotamento. De acordo com ele, basta conectar os bueiros à rede já existente, aumentar o tamanho deles para comportar mais água e instalar grelhas de escoamento na rua. A demanda será encaminhada para o Secretário de Obras para que seja feito o projeto da rede de drenagem. 

 

Ao término da visita, o vereador Manoel Douglas solicitou uma definição para o início das obras de pavimentação e foi acordado que o reparo na rua será realizado durante a primeira semana de maio, antes do início das obras de escoamento.

 

Por: Júlia Raydan

Foto: Pedro Henrique Hudson


Voltar

Confira também: